quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Apagando os e-mails falsos

Sabemos que circulam pela Web vários e-mails falsos (muitos deles informados através das postagens deste blog).

A maioria deles simula ter sido remetido por uma instituição bancária e diz tratar-se de uma atualização de segurança ou de um boleto bancário. Outros parecem ter sido remetidos pela Receita Federal, Correios, Justiça Eleitoral ou alguma instituição conhecida.
Quase todos apelam por algo que faça com que você clique rapidamente, sem pensar muito (para tornar seu computador mais seguro, verificar um dívida indevida, participar de um concurso imperdível, etc.).
Mas há outros tantos tipos que a vasta criatividade dos falsários que chega a impressionar.

A maioria deles, como já foi demonstrado aqui, tem erros grotescos de português, o que faz com que percebamos rapidamente tratar-se de falsificação e tentativa de roubar informações, quer seja através de um cadastro falso, confirmação de dados ou pela instalação de programas maliciosos, sem que o usuário perceba, e que agirão mais tarde enviando informações para o seu criador.

Mas ultimamente têm surgido alguns e-mails que têm surpreendido, não só pela criatividade, mas pela perfeição, o que prova que nem todo falsário é analfabeto ou burro.
Alguns remetem a páginas de promoções ou cadastros que são perfeitas obras de arte!
E outros, mais perigosos, remetem a clones de páginas que realmente existem (clique aqui e veja por exemplo a postagem "O golpe está de volta: Programa de vantagens Cielo S/A", do último dia 22).

Mesmo assim, a maioria desses linkssites falsos é identificável por um detalhe: a URL de acesso.
Essa URL pode ser verificada: 
a) Antes de se clicar no link: é o endereço que aparece no rodapé do navegador quando se posiciona o ponteiro do mouse sobre ele;
b) Depois de se clicar no link: é o endereço que aparece na barra de endereços do navegador - onde normalmente se digita o site para onde queremos navegar - depois que somos remetidos para a página. Note que esse endereço pode não ser o mesmo que foi mostrado no caso a) porque pode haver um redirecionamento de página.

Se a URL não aparentar relação com o nome da empresa ou do site, desconfie!
Verifique também se o endereço contém .com ou .com.br. Se depois do .com tiver alguma coisa diferente de .br, significa que o site está hospedado em outro país e isso pode ser um forte indício de golpe.

Eu disse "a maioria" porque os mais espertos criam um endereço que pode iludir.
E nesses casos muita gente acaba "entrando pelo cano".


Resumindo: 

1) Se tiver certeza de que se trata de um golpe, NÃO CLIQUE EM NENHUM LINK DO E-MAIL e APAGUE-O;

2) Nunca repasse esse tipo de e-mail; caso tenha repassado antes de descobrir que era fraude, informe rapidamente a todos os destinatários por e-mail e por telefone, se possível;

3) Se tiver alguma dúvida mantenha o e-mail, porque ele pode ser verdadeiro; NÃO CLIQUE EM NENHUM LINK e antes de apagá-lo, pesquise, entrando em contato por telefone ou e-mail com o remetente para verificar a sua autenticidade;

4) Se considerar que o link não representa perigo e, depois de clicar sobre ele, tiver alguma dúvida sobre a página que ele abriu, NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES PESSOAIS e pesquise, como no item anterior;

5) Se descobrir tarde demais que fez algo que não devia, entre em contato com a instituição envolvida informando o ocorrido;

6) Sempre que descobrir um novo golpe, reporte-o (leia minha postagem Catálogo de fraudes da Internet clicando aqui) e comente aqui no blog ou envie um e-mail para webnota10@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário