terça-feira, 11 de outubro de 2011

De olho na postura: a ergonomia no computador

Conheça a posição correta para se trabalhar e veja as dicas para se manter longe de tendinites e dores nas costas por causa do uso indevido do computador.
Se você costuma atender ao telefone enquanto trabalha no computador, tenha cuidado. Nunca segure o fone entre a orelha e ombro, pois isso tensiona a região e pode causar dores. O correto é parar com a tarefa no computador ou então utilizar um headset durante a conversa ao telefone.
Nunca deixe o monitor em uma posição lateral de onde está sentado. O indicado é que você o mantenha em sua frente, com a parte superior alinhada na altura dos olhos. Desta maneira, você mantém a coluna ereta e não sobrecarrega os músculos.
Também é importante manter a coluna reta na cadeira, encostada completamente no encosto. Nunca relaxe e "deite", afastando a região lombar do apoio. Na posição correta, você ficará confortável e não tensionará nenhuma parte da coluna.
Tenha atenção com a posição dos cotovelos em relação ao pulso. Eles não devem estar abaixo desta linha, pois isto tensiona os dedos e o punho, podendo causar tendinites na região. Para manter o cotovelo em um ângulo de 90º com o ombro, é importante deixá-lo apoiado no braço da cadeira.
Uma parte do corpo que poucos dão importância, mas não deve ser esquecida são os pés. Se a pessoa estiver na posição correta, mas os pés não alcançarem o chão, ela poderá sofrer consequências. A maneira correta de se posicionar é manter as costas apoiadas por completo na cadeira, e caso os pés não alcancem o chão, utilizar um suporte apropriado, ou então improvisar com uma lista telefônica, por exemplo.
Posição correta que deve ser mantida na frente do computador

Outras dicas

Teclado e mouse devem estar no mesmo nível na mesa; se o mouse estiver numa altura superior, o seu uso contínuo sobrecarregará os ombros e o cotovelo. Quem digita textos de livros, por exemplo, também deve ter atenção no posicionamento das folhas. Não é recomendado deixá-las sobre a mesa, pois esta posição tensiona o pescoço. Esses usuários devem utilizar suportes apropriados, que são afixados ao lado do monitor e permitem uma leitura melhor, sem afetar a postura.
Depois de duas horas de trabalho, é extremamente recomendável que o usuário pare por 10 ou 15 minutos e faça alongamentos. Organize suas tarefas para que isso seja possível e saiba que, se você ainda não está acostumado, deverá adquirir esta disciplina. Ao longo do tempo, seu corpo agradecerá.
Exercícios de alongamento que podem ser feitos nos intervalos do trabalho

Não use o computador no escuro, forçando a vista. Focar a visão em uma tela clara num ambiente escuro faz com que as pupilas se dilatem mais do que o normal. Com luz acesa ou ambiente claro, a pupila trabalha de maneira correta.

Extraído do Superdownloads

Leia também neste blog:

0 comentários:

Postar um comentário