sábado, 1 de janeiro de 2011

Cânfora no combate à gripe

Durante a gripe espanhola no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraíam o vírus.

É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço, médicos, enfermeiros, etc. usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurados no pescoço.

As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volta e protegem as mucosas.

Então, aconselha-se a fazer o mesmo. Basta adquirir a cânfora na farmácia comum (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze e pendurar no pescoço, podendo inclusive manter por dentro do vestiário, sem necessidade de deixar à mostra (se bem que o ideal é manter do lado de fora).

Deve ser usado constantemente durante o contato com as pessoas.

É uma boa dica para quem lida com pessoas ou trabalha em ambiente de aglomeração, etc.

Note-se, no entanto, que essa providência pode trazer resultados para a transmissão pelo ar. De nada adianta a pessoa estar com a mão contaminada pelo virus, levá-la à boca ou olhos, e achar que a volatividade da cânfora vai esterilizar a mão.

Da mesma forma, seria ingenuidade pensar que por estar com a mãos limpas, a pessoa deixe de se contaminar resíduos do espirro ou da tosse de outra pessoa. Enfim, são várias pequenas providências, e acima de tudo, um sistema imunológico forte que ajudarão a combater o virus H1N1.

Entretanto, um alerta: clique aqui para ler o artigo "Estudo mostra que cânfora inibe ação de medicamentos homeopáticos".

Enviado por Ioshiko Nobukuni em 01/01/2011.

0 comentários:

Postar um comentário