quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasil é o líder em computadores infectados por vírus que roubam dados bancários

61% dos PCs brasileiros foram infectados com malwares de roubos de dados bancários em 2010; principal causa: pirataria de software e pura ingenuidade.

Poucas pessoas sabem, mas os malwares, softwares destinados a se infiltrar em um sistema de computador alheio, vêm atacando de diferentes formas no Brasil, que lidera o ranking de países mais infectados da América Latina.

Numa lista divulgada nesta quarta-feira (15), o malware que mais gera problema para o Brasil é o destinado a roubar informações dos usuários. Cerca de 11% dos computadores infectados carregam o Trojan, apelidado de Banker, que tem como principal objetivo o roubo de dados bancários.

Estes vírus, em 99% dos casos, são feitos no próprio Brasil e segundo pesquisas, os criminosos que atuam por trás deles estão bastante motivados a continuar o roubo por aqui.

O Brasil é o rei da pirataria e isso todo mundo já sabe, porém essa cultura de piratear softwares está facilitando os ataques, até com os malwares mais primitivos.

"O problema é que os brasileiros não compram software porque não podem tocá-lo. A cultura não permite que eles gastem dinheiro com algo que não pode ser visto", explica um executivo. Com isso, mesmo que os criminosos tenham um nível técnico inferior ao dos russos, por exemplo, fica fácil atuar no país, inclusive com malwares extremamente conhecidos.

O vírus que liderou o TOP 20 Brasil em 2010, com 13% de infecção no país, foi o já conhecido Net-Worm.Win32.Kido.ih.

Logo em seguida, em quarto lugar, estão os HackTools que funcionam como uma espécie de cracker. O alto índice desta praga no país está diretamente ligada com a pirataria. Para se ter ideia, os brasileiros baixavam o antivírus Karspersky gratuitamente para um trial ("teste") de 30 dias e após este período, ao invés de comprar o software legalmente, eles baixavam um cracker para quebrar o sistema de segurança e conseguir mais 30 dias de uso gratuito. No entanto, o software da Karspersky conseguia detectar o HackTool e bloqueava a sua ação.

Porém, além da pirataria, os brasileiros sofrem com a ingenuidade. Apenas 12% da população compra os softwares e o restante acredita na sorte e deixa seus computadores completamente desprotegidos. Dessa forma, o índice de computadores infectados com malwares de roubos de dados bancários chegou a 61% em 2010, sendo que 55% deles eram antigos e 45% apareceram em um novo formato.

Dos vírus que atacam o Brasil, 49% utilizam mais de uma vulnerabilidade do usuário e isso confirma o que já sabemos: o Brasil precisa melhorar sua política de segurança virtual com urgência. Fazendo um rápido paralelo com países da América do Sul, a Argentina, que apesar de ser bem menor que o Brasil, tem maior índice de inclusão digital e mais educação quanto a segurança virtual (veja gráfico).



0 comentários:

Postar um comentário