sexta-feira, 17 de junho de 2011

Plantas que previnem o Mal de Alzheimer

Você sabia que existem nutrientes que previnem e até diminuem a progressão dos sintomas? Confira!

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, progressiva que compromete o cérebro causando: diminuição da memória, dificuldade no raciocínio e pensamento e alterações comportamentais.

Pode manifestar-se já a partir dos 40 anos de idade, sendo que a partir dos 60 sua incidência se intensifica de forma exponencial. Existem relatos não documentados de DA aos 28 anos de idade.

Os sintomas mais comuns são: perda gradual da memória, declínio no desempenho para tarefas cotidianas, diminuição do senso crítico, desorientação têmporo-espacial, mudança na personalidade, dificuldade no aprendizado e dificuldades na área da comunicação.

Alguns estudos sugerem que os antioxidantes podem proteger as células e adiar o início da doença.

Confira os nutrientes que podem prevenir e até diminuir a progressão dos sintomas

1- Açafrão (Curcuma longa)

Tem poder antioxidante e também substâncias que diminuem a formação das placas beta-amilóides, presente nesta patologia.
Esta propriedade do açafrão pode ser potencializada com a ingestão da pimenta.
Por isso em países como a Índia, em que o curry (açafrão com pimenta e outros temperos) é um prato típico, há baixas incidências desta doença.

2- Lecitina de soja

Estimula a produção de neurotransmissores, que melhora a função cognitiva do indivíduo.

3- Salvia officinalis

Seus compostos fenólicos inibem as enzimas (acetil colinesterase e butil colinesterase) que controlam a evolução desta doença.

4- Erva Melissa

Seus ativos também inibem a enzima que controla a evolução do Alzheimer.

5- Gingko biloba

Estimula o suprimento sanguíneo cerebral, diminui os radicais livres do sistema nervoso, previne a neurotoxididade causada pelas placas beta amilóides e protege contra danos oxidativos.

Enviado por Ioshiko Nobukuni em 11/06/2011.

0 comentários:

Postar um comentário