quinta-feira, 16 de junho de 2011

Limpeza com vinagre branco

Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos.

Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo?

Mas saiba que isso pode ser diferente.
Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco.
Ele pode ser aplicado na faxina da casa.

Aqui vão algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas.
Além de ficar livre de produtos tóxicos, você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade.
E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.

PAREDES:
Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS:
Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS:
Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

Também funciona para limpar os cachorros quando não se pode dar banho. Uma solução de uma colher de sopa cheia de vinagre pra um litro de água morna e um tantinho de álcool (pra evaporar a água depois), passada no pelo do animal com uma escova meio dura, deixa o bicho limpo e sem cheiro.

BANHEIRO:
Remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

LAVANDERIA:
Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco.
Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro.
Depois, deixe lavar normalmente.

COZINHA:
Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.

Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:

Para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.

Para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.

Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

SUGESTÃO: ao lavar toalhas de banho na máquina, substitua o amaciante por vinagre.

Lave as mãos com vinagre para anular a ação da soda cáustica. É ensinado para quem trabalha com a substância.

Especialistas em doenças respiratórias condenam o uso de amaciante, desinfetante e alvejante; principalmente quando há bebês, crianças ou adolescentes em casa.
Recomenda sempre o uso do vinagre branco.

Enviado por Helen Mathews em 11/06/2011.

0 comentários:

Postar um comentário