sábado, 19 de março de 2011

Como tirar a casca do côco

Côco verde se abre com facão, mas... e o côco seco?

Aposto que algum dia você já teve dificuldade em abrir um.
Apesar de duro, bastam algumas pancadas ou marteladas e tudo se resolve.

O difícil mesmo é separar a polpa da casca.
Então aqui vão algumas dicas para se conseguir isso:

O aquecimento do côco faz com que a polpa e a casca se separem, pela dilatação diferente que ocorre em cada uma.

Então faça o seguinte: antes de tirar a água, coloque o côco no forno por 20 a 30 minutos.
Uma outra opção é colocá-lo numa panela com água fervente, também pelo mesmo tempo.
Há ainda quem coloque o côco diretamente sobre a boca do fogão acesa por alguns minutos, mas há o inconveniente do cheiro desagradável que ele exala.

Depois, é só deixar esfriar, tirar a água e quebrar a casca.


4 comentários:

Anônimo disse...

Ótima dica...
Não tenho ralador em casa e tirar a polpa do coco sem ralador é uma novela, até ler esse post.
Vou testar :)

Anônimo disse...

Adorei! Mas será que posso ao invés de colocar no forno levar ao microondas, acho que assim vai me facilitar, pois quero fazer cocadas para vender, mas não disponho ainda de mão de obra para me ajudar na fabricação.

Anônimo disse...

Acho que tudo é mentira. Agente pergunta e ninguém responde,
E no microndas????? Por que não responde????

Anônimo disse...

Ola, pode sim colocar no micro- ondas.
Potencia alta, por um minuto, sem tirar a agua... Bjs!!! Nunca fiz cocada, alguem pode me ensinar a fazer aquelas cocadas de feira?

Postar um comentário