quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quando a tecnologia pode representar perigo

E-mail recebido em 17/04 alerta:

"No feriado passado houve um princípio de incêndio em um apartamento no Leblon, Rio de Janeiro, felizmente percebido a tempo pelos vizinhos (mesmo sendo no início, foram necessários 9 extintores para debelar o fogo).


Fica o alerta:

O morador cometeu um erro que muitos fazem: deixou o notebook ligado, juntamente com vários outros equipamentos, sobre uma toalha de mesa revestida de plástico, com outros materiais inflamáveis próximos, ou seja, armou uma bomba relógio e saiu.

Causas prováveis indicadas pelos bombeiros, após examinar o local:

1 - O CARREGADOR pode ter esquentado, o calor transferido à toalha de mesa e como não tinha ninguém em casa, começou o fogo;

2 - O NOTEBOOK tem um ventilador (cooler), que resfria mas pode travar, pricipalmente se ficar em cima de uma toalha de mesa grossa que vai impedir a circulação do ar por baixo e irá causar o super aquecimento de todo equipamento e novamente o calor poderá ser transferido à toalha de mesa podendo iniciar um incêndio.

Os bombeiros, que só chegaram depois de tudo apagado, disseram que está sendo comum fogo iniciado a partir de notebooks largados ligados sobre madeira, toalhas plásticas, de tecido ou de papel.

Se o fogo tivesse se alastrado não teriam muito o que fazer devido à altura.

Cuidado com carregadores em geral (notebook, celulares, etc...) que por natureza dissipam calor quando estão em uso.

EVITE DEIXA-LOS LIGADOS DURANTE SUA AUSÊNCIA EM CASA OU NO TRABALHO e caso seja imprescindível, deixem sobre superfícies não inflamáveis (bancadas de pedra, mesas de vidro ou até sobre o piso cerâmico, sem nada que possa propagar fogo por perto, (nunca sobre piso de madeira, tapetes, toalhas de mesas, etc.).

Nunca deixar carregando em cima da cama, como tem gente que gosta de fazer.

Tem coisas que a gente pensa que nunca vai acontecer com a gente mas...A C O N T E C E M !!!"

Enviado por Helen Mathews em 17/04/2012.

0 comentários:

Postar um comentário