sábado, 20 de agosto de 2011

Acostumar ou costumar

Qual é a forma correta?
Eu estou costumado ou Eu estou acostumado?
Eu costumo ou Eu acostumo?

Segundo o professor Luiz Antonio Sacconi (http://www.sacconi.com.br), convém não confundir ambos os conceitos.

Acostumar é fazer (alguém ou algo) contrair hábito: acostumar os filhos a ler; acostumar o corpo a dormir cedo.
Costumar é ter por hábito, usar ou ser costumeiro, habitual: costumo dormir tarde, costumo me levantar cedo, costumo almoçar ao meio-dia, costuma nevar por aqui nesta época.

Notem:
Acostumar pede sempre complemento verbal + a + infinitivo:
Outro exemplo: Empresários terão de se acostumar ao real valorizado.
Costumar pede sempre um infinitivo:
Usa-se sem preposição, seguido do infinitivo do verbo que indica a ação.
Outros exemplos: Costumo dar um passeio a pé depois de jantar; Sara costumava ler um poema antes de dormir.

É por isso que aquele que se acostumou a tomar vários aperitivos diariamente costuma morrer de cirrose…

0 comentários:

Postar um comentário