quarta-feira, 20 de abril de 2011

Antártica ou Antártida? Qual é o correto?

Nas aulas de geografia, ainda de calças curtas, aprendi que o mundo se dividia em cinco continentes: América, Europa, Ásia, África e Oceania. E por esse motivo é que havia cinco argolas nas bandeiras das olimpíadas.

Havia naquele tempo quem admitisse outra configuração, considerando a Antártica ou Antártida um sexto continente (nada mais justo, a meu ver, porque embora essa seja uma reunião pouco habitada, não deixa de ser uma enorme extensão de terra):

Depois de algum tempo, lembro ainda de ter visto uma vez um livro que admitia o mundo dividido em cinco continentes considerando Europa e Ásia um só, chamando-o de Eurásia. Mas ainda assim eram cinco porque o autor considerava a Antártica ou Antártida um outro continente:

Depois, para nova surpresa, descobri que, mesmo com a Eurásia, havia ainda quem considerasse a Terra com seis continentes, porque dividia a América em duas (não sei ao certo onde foi parar a América Central nesse modelo, mas pelo desenho abaixo, parece que ela foi incorporada à América do Norte):

É claro que depois dessa, alguém resolveu dividir Europa e Ásia de novo... e aí surgiu o mundo dividido em 7 continentes:
Felizmente, a confusão parou por aí. Pelo menos do ponto de vista geográfico.
Mas... o nome correto do continente qual é afinal: Antártica ou Antártida?

Muita gente diz que os dois nomes são corretos.

Mas há quem defenda a todo custo que o correto é Antártica, por um simples motivo: existe a região ártica, onde fica o Oceano Ártico e o Pólo Norte, contidos no Círculo Polar Ártico.
E o oposto dessa reunião é a anti-ártica (do outro lado do Ártico), ou Antártica, situada no Círculo Polar Antártico e onde fica o Pólo Sul (vejam que não existe um círculo polar Antártido).

Por isso, embora as duas formas sejam aceitas na língua portuguesa, parece que a forma mais indicada é a primeira: Antártica. A segunda forma é usada principalmente pelos países de língua espanhola, o que pode ter feito surgir a variante com "D".

Se na hora der um branco, peça uma Brahma!

2 comentários:

Natália Borges disse...

Nossa, muito bom este post!!! Eu tava aqui, cheia de dúvidas, indagações, questionamentos, perguntas, confusões até achar o seu post. E vi que não estava sozinha, hehehhee... valeu pelas explicações! Ajudaram e muito... concluindo: temos 7 continentes então?! kkkkkkkkkkkkkkkkk... valeu!!! Um Abraço, Natália!

Anônimo disse...

me ajudou bastante valeu mesmo

Postar um comentário