Seguindo a onda sensacionalista do 21 de dezembro passado (fim do mundo que não aconteceu), acabo de receber um e-mail informando que os astrônomos estão alertando para a aproximação do asteróide Apophis com a Terra, que deve acontecer... hoje às 22 horas (horário de Brasília)!
Uma tremenda sacanagem, por sinal, porque faltam pouco menos de quatro horas e eu nem fiz backup do meu HD!
Diz o e-mail que estima-se que o Apophis, que recebeu o nome do deus egípcio da escuridão, tenha 270 metros de diâmetro, cerca de três vezes o tamanho de um campo de futebol.
Um detalhe: ele vai passar a 14,5 milhões de quilômetros de distância (36 vezes a distância entre a Lua e a Terra).
Em 2029, ele vai passar ainda mais perto da Terra do que nesta quarta-feira, a apenas 30 mil quilômetros de distância. Em comparação, imagine que a distância entre a Lua e a Terra é de 385 mil quilômetros e os satélites de comunicação orbitam a 36 quilômetros de distância da Terra.
Não adianta ficar olhando pela janela porque o asteróide não estará visível a olho nu e nem poderá ser visto por um telescópio amador.
Conclusão: o alerta é coisa de gente que não tem o que fazer!
Se você for um deles e quiser acompanhar a passagem do Apophis, acesse o site Slooh, que transmitirá o evento a partir das 22h (horário de Brasília) em inglês.
Para saber mais, clique aqui.
E-mail de alerta do fim do mundo recebido de Flávio Peres, em 09/01/2013.
Para saber mais, clique aqui.
E-mail de alerta do fim do mundo recebido de Flávio Peres, em 09/01/2013.
0 comentários:
Postar um comentário