terça-feira, 10 de maio de 2011

Golpe do estorno no cartão de crédito

E-mail que me foi repassado esta semana diz o seguinte:

"ATENÇÃO: GOLPE VOE GOL

LEIA TUDO COM MUITA ATENÇÃO: GOLPE FÁCIL DE CAIR !!!

AVISE OS AMIGOS - É IMPORTANTE!

RECEBIDA DE UM AMIGO QUE CAIU NO GOLPE.
INFORME A SEUS AMIGOS, PARENTES E COLEGAS PARA FICAREM EM ALERTA.

Luiz Guilherme escreveu:

Acabei de passar por uma experiência terrível, que gostaria de relatar para os amigos. Realmente foi uma burrice minha, uma imbecilidade total mas eu fiquei apavorado com a possibilidade de descontarem no cartão de crédito.

Recebi um e-mail da GOL (ler abaixo), "Voe Gol", dizendo que o cartão de crédito já tinha autorizado o débito da minha passagem Florianópolis - Salvador, no valor de R$ 725,80.

Caso desconheça esta compra clique aqui imediatamente para estorno.
E o idiota aqui clicou...

Resultado: instalaram um programa no meu computador que rouba todas as senhas bancárias, etc.

Invadiram minha conta corrente do Banco do Brasil, fizeram uma transferência de R$1.960,00, pagaram duas contas telefônicas e pagaram vários títulos.

Os títulos, o banco estornou, as contas telefônicas e a transferência ficaram de estornar, porque eu saí correndo para uma agência do BB e fiz uma carta denunciando o fato.

Avisem esposas, filhos, etc., para tomar cuidado e não passarem o sufoco que eu passei."

É claro que, se você for um cliente recente da Gol, maiores as chances de clicar instintivamente, sem pensar muito.

Mas, como eu já disse várias vezes nesse blog, antes do clique muita coisa tem que ser levada em conta:

1) Confira o endereço de origem do e-mail para ver ser é mesmo de quem diz ser (no caso, deveria ser algo envolvendo o nome da Gol antes do ponto com ponto br;

2) Veja se existe seu nome por extenso ou um documento que o identifique; se a única informação de destino for seu e-mail, lembre-se que ele pode ser facilmente obtido numa daquelas correntes com orações ou crianças desaparecidas que você vive repassando (e é só pra isso que elas servem);

3) Veja se há um telefone para contato e confirme qualquer informação antes do clique;

4) Posicione o ponteiro do mouse sobre o link (nesse exemplo o Caso desconheça esta compra...) e veja o endereço que aparece no rodapé do navegador; se parecer suspeito ou não for um endereço relacionado ao emitente da mensagem, desconfie;

5) Por fim, evite o clique, a menos que tenha absoluta certeza do que está fazendo. Comunicados deste tipo quase nunca são enviados por e-mail, principalmente por instituições bancárias ou de crédito.

Enviado por Ronerlei Bachichi em 09/05/2011.

0 comentários:

Postar um comentário