quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um jogo viciante: Decifra-me ou te devoro

Conheci hoje um jogo viciante.

Tão viciante que perdi metade do meu feriado na frente do computador.

Trata-se do Decifra-me ou Te Devoro, um jogo muito simples, com vinte perguntas em forma de enigma/charada.

Para cada resposta certa, você passa para a pergunta seguinte.

Para cada resposta errada, uma mensagem é exibida numa tela vermelha lembrando que você será devorado.

Não deixe de conhecê-lo, pois é muito interessante.

E pra provar que eu resolvi todas, até o final, a seguir vão as respostas, com as devidas explicações...

Há alguns blogs e sites por aí que também dão as respostas, mas a maioria delas ninguém explica, porque simplesmente copiaram de outros.

Insista e tente resolver... só volte para ver as respostas se realmente for impossível descobrir...

Clique aqui para começar.


1ª fase: a cor do céu
Note que o endereço do site mudou para decifra.me/enigma/escreva_a_resposta_aqui.
Significa que todas as respostas deverão ser digitadas na barra de endereços do navegador, no lugar de escreva_a_resposta_aqui.
Como essa é a mais fácil (a cor do céu é azul), então digite na barra de endereços:
decifra.me/enigma/azul e tecle ENTER.

2ª fase: três mais quatro
Continua fácil: sete.
Digite a resposta na barra: decifra.me/enigma/sete e tecle ENTER.

3ª fase: palavra codificada
Agora ficou um pouco mais difícil, mas nem tanto.
Basta interpretar as imagens para chegar à resposta.
A primeira é a letra grega Pi;
A segunda é uma ;
A terceira é uma nota musical
(mesmo que não saiba música, é uma dessas: dó, ré, mi, fá, sol, lá ou si);
A quarta é a letra D.
Portanto a palavra é Pira??de.
Claro que a nota só poder ser mi e a resposta é pirâmide.
Digite na barra: decifra.me/enigma/piramide e tecle ENTER.
(lembre-se que os endereços da Web não podem conter acentos)

4ª fase: Eureka! Eureka!
Vá ao Google e digite Eureka!
Na Wikipedia você vai descobrir que é uma exclamação atribuída ao matemático grego Arquimedes, que quer dizer "Encontrei".
Se tentar digitar como resposta decifra.me/enigma/encontrei, você verá a seguinte pergunta:
"este é o significado, mas quem disse isso?".
Portanto, o jogo espera que você responda arquimedes.
Digite na barra de endereços:
decifra.me/enigma/arquimedes e tecle ENTER.

5ª fase: uma tela escura
Essa foi um pouco mais difícil.
Respondi "escuro" e o jogo respondeu:
"o escuro sempre esconde algo. você só não conseguiu vê-lo ainda."
Depois de pensar um pouco... cliquei com o mouse no canto superior esquerdo e arrastei até o canto inferior direito, para ver se tinha alguma coisa escondida na tela.. e tinha!
08° 03' S
34° 53' W
São coordenadas (latitude e longitude) de algum lugar.
Copie-as para o Google Maps (https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR) e veja que correspondem a um local na cidade de Recife.
Então, digite na barra de endereços:
decifra.me/enigma/recife e tecle ENTER.

6º fase: uma árvore genealógica
Se você responder "genealogica", vai receber como resposta:
"quase. é o estudo de quê?"
Resposta: genealogia.
Digite: decifra.me/enigma/genealogia e tecle ENTER.

7ª fase: um círculo branco
Olhe bem: não é um círculo!
É um polígono de 18 lados, chamado octodecágono.
Digite: decifra.me/enigma/octodecagono e tecle ENTER.

8ª fase: sequência de termos
Tudo indica que devemos descobrir qual o sétimo termo que completa a sequência.
Os seis primeiros são:
modo gin
adeus faringe
faça rei ter
rifar ataque
etnia faquir
afixar tese
Depois de pensar um pouco nas sequência de sete termos mais conhecidas... a primeira que vem à mente... são os dias da semana!
Voltando à sequência, note que o primeiro tem todas as letras de domingo;
O 2º tem todas as letras de segunda;
O 3º tem todas al letras de terça... é isso mesmo... então falta o sábado.
Digite: decifra.me/enigma/sabado e tecle ENTER.

9ª fase: analise suas respostas passadas
Volte e verifique todas as respostas das fases anteriores.
Não há nada em comum nelas, mas note que, com a primeira letra de cada resposta, pode-se formar a palavra aspargos.
Digite: decifra.me/enigma/aspargos e tecle ENTER.

10ª fase: um verso
Numa pista circular
dois caminham sem tumulto.
A criança dá uma volta
uma dúzia anda o adulto.
Ora, é só pensar um pouco... a pista circular... dois ponteiros... a criança é o menor - ponteiro das horas - e o adulto o maior - ponteiro dos minutos. Só pode ser o relógio.
Digite: decifra.me/enigma/relogio e tecle ENTER.

Por hoje é só... cansei...
A segunda e última parte com as outras 10 fases você pode ver na postagem de amanhã!

Até lá!

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