segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Animação: Pigeon

Esta excelente animação de Lucas Martell mostra um agente secreto novato às voltas com um problema não previsto no seu treinamento básico: o que fazer quando um pombo curioso invade sua maleta de controle de dispositivos nucleares.

Enviado por Luiz Carlos Reis em 24/11/2009.

CCJ da Câmara aprova fim de animais em circo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira, 17/11, relatório do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) ao Projeto de Lei 7291/06, do Senado Federal, que acaba com a possibilidade do uso de animais – tanto os da fauna brasileira quanto os chamados “animais exóticos” da África, como leões e elefantes - na atividade circense.

"A aprovação do nosso relatório representa uma evolução na legislação brasileira, sobretudo para a defesa animal", comemorou Tripoli.
O texto original da proposta instituía apenas o registro obrigatório dos animais.
Após passar pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Educação e Cultura da Câmara, no entanto, ganhou um substitutivo que proíbe a utilização de animais em circos no Brasil por um período de oito anos. O parecer de Tripoli na CCJ recomendou na íntegra a aprovação da determinação. O projeto agora seguirá para o plenário da Câmara.

(Com informações da assessoria do deputado Ricardo Tripoli)

domingo, 29 de novembro de 2009

Música: Planeta água

Alvo de uma polêmica histórica na MPB, veja e ouça este vídeo (clique aqui para ver a letra) com Planeta Água, de Guilherme Arantes, aclamada pelo público no II MPB Shell de 1981, da TV Globo e inexplicavelmente classificada em 2º lugar (a 1ª foi Purpurina, cantada por Lucinha Lins, que ganhou o festival debaixo de vaias que duraram 10 minutos).

Vídeo extraído do YouTube.

Paul McCartney: Menos carne, menos calor

O ex-Beatle Paul McCartney já vem há algum tempo tentando incentivar as pessoas a se tornarem vegetarianas: já às vésperas do Natal de 2007, escreveu uma carta em vários jornais britânicos onde falava sobre um recente relatório da ONU que trazia claramente a seguinte mensagem:
"o ato individual mais eficaz que uma pessoa pode realizar para reduzir os efeitos do aquecimento global é tornar-se vegetariana".

No início de 2009, Paul McCartney resolveu apoiar a campanha "Meat Free Monday" (Segunda-feira Sem Carne, em português), em prol do combate às mudanças climáticas (leia a postagem O preço de um bife, neste blog).

Agora, está marcado para o dia 3 de dezembro um encontro entre Paul e os líderes do Parlamento Europeu. Com o tema "Aquecimento Global e Política da Comida: Menos Carne, Menos Calor", Paul espera discutir no encontro como diminuir o consumo de carnes pode contribuir no combate ao aquecimento global.

O encontro contará ainda com a presença do Dr. Rajendra K. Pachauri, representante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que mostrará aos líderes do Parlamento como encorajar as pessoas a lutarem contra o aquecimento global, o que também inclui comer menos carnes. Ele recomenda que todas as pessoas sigam uma dieta vegetariana ao menos uma vez por semana.

O evento acontece das 10h às 12h30 no plenário do Parlamento. Após o encontro, o Dr. Rajendra conversará com a imprensa.

E você, já pensou em fazer a sua parte?

Informações extraídas do site Vida Vegetariana (http://www.vidavegetariana.com)

sábado, 28 de novembro de 2009

Como falar em público

Saber falar em público é uma arte.
E o medo de falar em público é um fator comum de stress para a maioria das pessoas, que fazem de tudo para evitar a situação.
Mas mesmo que trabalhemos sozinhos, é necessário falar em público para resolver os problemas ou pedir ajuda.

A primeira coisa que precisamos saber é que aprender como falar em público não é uma tarefa impossível para quase todos seres humanos.
A verdade é que é uma característica que pode ser trabalhada, com maior ou menor dificuldade e ser dominada por todos.

Haverá sempre pessoas que são melhores que outras, como em qualquer atividade, mas não é impossível para ninguém conseguir aprender como falar em público corretamente.

Um dos erros mais comuns é precisamente o da comparação com oradores que são brilhantes.
Portanto, foque-se em ser razoável, porque assim conseguirá afastar os medos de falar em público. Se quiser melhorar a partir daí, então terá de treinar mais e conseguirá atingir um nível mais avançado.

Normalmente, estes oradores profissionais são pessoas que têm milhares de horas de treino e de prática, mesmo assim pode apostar que no início a sua qualidade não era a que demonstram na atualidade. Por isso a regra é, praticar o mais que puder.

=> Quando falar em público, simplifique, seja objetivo
Outro erro é pensar que é necessário ser uma enciclopédia ambulante para saber falar bem em público.
Terá obviamente de dominar o assunto, de preferência melhor do que a sua audiência, mas não perca horas e horas pesquisando por material para falar, que depois se torna demasiado denso e aborrecido.
Procure tornar a informação o mais simples possível, para atingir o maior número de pessoas.
Obviamente que isto não se aplica a apresentações formais e acadêmicas que têm mesmo de ser densas e aborrecidas.

=> Não se preocupe em agradar a todos
Por melhor que seja o orador, é impossível agradar a todas as pessoas da audiência.
Há sempre quem vá embora mais cedo, quem adormeça, ou que não goste da forma como decorreu a apresentação.
O propósito de falar em público é passar a sua visão sobre determinado assunto, mesmo que seja contrário a algumas pessoas que o estão ouvindo.
Mesmo em situações em que tem de vender um produto ou uma ideia nunca conseguirá a unanimidade.

=> Tenha bom humor e humildade
Procure fazer as pessoas rirem, mas não exagere nas piadas.
Não tente parecer ser perfeito, porque ninguém é.
Conheça as suas limitações, faça humor com as suas fraquezas (desde que não o deixem desconfortável).
Isto fará com que se crie um laço com a audiência que será benéfico para a sua apresentação.

E já que o assunto é saber falar em público, veja este vídeo da MTv e saiba como não falar em público.


Vídeo enviado pelo Dr. Luiz Antonio Catay em 23/11/2009.

Esclarecimentos sobre o consumo da cerveja

1. A CERVEJA MATA?
Pode matar.
Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias.
Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea.
Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados às propagandas de cervejas com modelos boazudas.

2. O USO CONTÍNUO DO ÁLCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?

Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?

Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes.
E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho.
Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?

Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?

Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas indicaram, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9. CERVEJA ENGORDA?

Não. Quem engorda é você.

10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?

Que eu me lembre, não.


(Meu Deus, quanta bobagem! Prometo que esta é a última postagem deste nível...)

Enviado por Maria Auxiliadora de Souza em 24/11/2009.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Hoje é Dia Nacional de Combate ao Câncer

Criado em 1988 pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença, o Dia Nacional de Combate ao Câncer acontece todo 27 de novembro.

Todo ano, é escolhido um tema para nortear as atividades de caráter educativo e social que são desenvolvidas na data.

Clique aqui para baixar a cartilha do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em formato pdf.

Enviado por Valdir Toledo em 23/11/2009.

Música e Consciência: Pelos animais, pelo planeta

Acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, domingo, a partir das 11 da manhã, no Parque da Independência (junto ao Museu do Ipiranga), com entrada franca, o show Música e Consciência - Pelos animais, pelo planeta.

Um show em defesa dos direitos animais e do planeta.
Compareça e prestigie!

Clique sobre a imagem para uma melhor visualização.

Informação enviada pelo Instituto Nina Rosa (http://www.institutoninarosa.org.br/) em 24/11/2009.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recadastramento do cartão de segurança da sua conta

Um colega de trabalho recebeu um e-mail cujo assunto é "Seu Cartão Chave de Segurança Expirou" e tendo como remetente o Banco Bradesco S/A.

A mensagem diz o seguinte:

"O Bradesco Internet Banking é a maneira mais segura, rápida e fácil para obter todas as informações sobre a sua conta. Sem contar que você tem o acesso na ponta dos dedos, na hora em que você desejar.

Com toda essa comodidade, para deixar você ainda mais seguro, o Bradesco, solicita o recadastramento de seu Cartão Chave de Segurança para continuar acessando sua conta normalmente e desfrutando de todas as comodidades de dentro de sua própria casa.

Recadastre Seu Cartão Chave de Segurança: Clique aqui

Informamos que caso o recadastramento não seja efetuado, sua conta será bloqueada por motivos de segurança, o desbloqueio poderá ser solicitado atravês de sua agência de relacionamento.

De qualquer forma, fica a dica: Informações on-line, seguras e sem nenhuma burocracia, basta acessar www.bradesco.com.br."

Ao se posicionar o ponteiro do mouse sobre o link acima (no e-mail original), nota-se que ele direciona para http://www.gitalovers.com/images/www/. Esse já é um motivo mais que convincente para que não se clique no endereço pois nota-se claramente que o site de destino nada tem a ver com o Bradesco.

Entretanto, se por alguma distração ou mesmo por desconhecer o perigo, o internauta clicar sobre o endereço, vai ser direcionado para uma falsa página do Bradesco, incrivelmente bem construída, que leva a acreditar que seja mesmo o site do banco:

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Tentei o acesso com três navegadores: com o Internet Explorer e com o Firefox, foi imediato; com o Google Chrome, foi exibido o seguinte alerta: "Aviso: Site suspeito de phishing. O site em www.gitalovers.com foi considerado um site de “phishing”. Os sites de phishing normalmente tentam se passar por representantes de instituições confiáveis como bancos e enganam os usuários, que acabam divulgando informações pessoais ou financeiras.".

Depois de digitar uma agência e conta+dígito de controle válidos (a consistência é realizada devidamente), no caso do Firefox ainda recebi uma mensagem de alerta:
"Site avaliado como falso!
O site www.gitalovers.com foi considerado uma falsificação e foi bloqueado de acordo com as suas preferências de segurança.
Páginas falsas são criadas para enganar você a fim de conseguir informações pessoais ou financeiras. Elas se fazem passar por fontes que você confiaria.
O fornecimento de informações nesta página pode resultar em roubo de identidade ou outras fraudes."

No caso do Internet Explorer, nenhuma mensagem foi exibida; surgiu uma nova janela, com um teclado virtual, para que fosse informada a senha de acesso de 4 dígitos e a frase secreta:

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Informei um número qualquer, uma frase qualquer e cliquei em ENTRAR.
Uma nova janela surgiu e foi solicitado o código de segurança (3 dígitos) do cartão de controle referente à posição nº 14 (aquele cartãozinho que a maioria dos bancos têm com números de 3 digitos que vão da posição 01 até a 50 ou mais - veja o modelo do cartão na tela abaixo).

Clique sobre a imagem para ampliá-la

Novamente informei um número qualquer e cliquei em CONFIRMAR.
É nesse momento que o site avisa que não foi possível ativar as chaves de segurança e que pode-se clicar em qualquer link da página para se recadastrar o cartão de segurança.


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Depois de clicar em qualquer link da página, começa finalmente a coleta das informações que interessam aos larápios: Senha do cartão de débito e todos os números de 3 dígitos do cartão de segurança.


Clique sobre a imagem para ampliá-la

Acredite se quiser!

O nível de perfeição, nesse caso, é de quase 100% !!!
Nota-se, porém, que há alguma falhas, como a data de acesso no cabeçalho, a data do último acesso realizado ao netbanking, vários links nas páginas que não funcionam, etc., mas são detalhes quase imperceptívies para um usuário comum.

É dessa forma que alguns pilantras conseguem sacar dinheiro das contas de algumas pessoas.

Se quiser conhecer até onde vai o talento dos nossos hackers, pode clicar no link acima, seguir os passos descritos e conferir (informe dados quaisquer, não há riscos em simplesmente navegar entre as páginas).

Mas, se for correntista do Bradesco, por favor, não vá utilizar os dados reais do seu cartão, só pra ter certeza que se trata de ação de hackers...

Informação recebida de Marcelo Marinho em 25/11/2009.

Como reconhecer (ou saber se você é) um chato

Antes de tudo, quero explicar o que me inspirou a fazer esta postagem:

Como a maioria de vocês deve saber, eu sou palmeirense! E nem um pouco fanático! Apenas simpatizo pelo time e dadas as minhas decendências italianas, a opção acabou sendo mais ou menos hereditária.

E, em razão da performance catastrófica que o Palmeiras teve recentemente na Copa do Brasil, como já era de se esperar, alguns amigos corintianos, sãopaulinos, santistas, etc., passaram a enviar-me e-mails com várias piadinhas de porco, fotos de porco na U.T.I e fora dela, guaranás com o gás acabando pela metade, carros verdes sendo empurrados e uma série de outras brincadeiras previsíveis. Afinal, espírito esportivo é isso... a gente leva na boa... e nada como um dia após o outro (he, he, he).

O problema é que existem no mundo os chatos.

O chato é chato porque ele não sabe que é chato.
E isso o torna mais chato do que os chatos que sabem que são chatos.

Confuso?

Vamos lá então:

Todo mundo conhece um chato. Todo mundo tem um amigo chato. Toda turma tem ao menos um chato. E se você não conhece nenhum chato, comece a se preocupar, pois são muito grandes as chances de você ser o chato da turma!

Mas quem é o chato, como reconhecer o chato, principalmente, como se livrar do chato?

Muito simples.

O chato é aquele cara que quer chamar a atenção de todos a toda hora.
Que sempre tem um comentário para tudo, pois ele sabe tudo de tudo e de todos.
O chato sempre tem uma brincadeirinha pronta, ou uma piadinha que ele leu na internet e, provavelmente, ficou horas tentando decorar para poder aplicar no primeiro amigo que ele ver. Ou pior, em todos os amigos, sendo que o primeiro a chegar será obrigado a ouvir 8 vezes a mesma coisa.

Exemplos (já que esse blog é muito didático):

1) Tô com umas camisetas lá em casa, vamos fazer negócio? Você vende quatro e eu te dou uma?

2) Conhece a piada do não nem eu? (essa não preciso nem continuar, né?)

3) Viu a nova Coca Cola? Litrasso de quatro!

E assim por diante.

Sem falar no dia primeiro de abril, que não deveria ser o dia da mentira, deveria ser o dia dos chatos. Todos, sem exceção, todos eles ADORAM, AMAM o dia da mentira, para inventar que qualquer famoso morreu (Elvis, Lennon, Michael Jackson, essas mentiras...)

O chato geralmente não sabe que é chato. E isso é um fator complicador ao tentar livrar-se do mesmo. Uma tática muito eficiente é levar consigo um outro chato, para tentar anular a chatice do pobre diabo. Outra tática, um pouco mais cruel é sacrificar um amigo em prol da sua própria felicidade e, porque não, segurança, já que a proximidade com um desses seres dá uma vontade enorme de se matar.

E existe um novo tipo de chato. O chato virtual. Que fica mandando recados de fadinhas, bruxinhas e outros seres voadores e inverídicos por e-mail. E não ouse quebrar a corrente!

E tem o chato que me inspirou a fazer esta postagem, que é uma variante do chato virtual: quando a maioria dos amigos te manda um, dois ou até três e-mails com gracinhas sobre o seu time (e normalmente param por aí, porque sabem que já atingiram seu objetivo e que, se forem além disso, vão estar sendo estupidamente chatos), esse chato consegue te mandar em 48 horas um número a perder de conta de e-mails, perfazendo um total de 58 anexos (foi exatamente essa a quantidade, porque eu tive a curiosidade de contar), com todo tipo de chacota possível e imaginável.
E como se não bastasse, ele ainda te telefona e fala: "Esse seu timinho, hein?".

Esse chato normalmente é corintiano (mas pode eventualmente não ser). Geralmente ele usa uma foto na web (MSN, Orkut e outros), onde passa uma imagem sorridente de debochado e bem sucedido, usando óculos escuros e às vezes um chapeu de caubói.

Esse tipo de chato gosta também de inventar encontros de confraternização com os amigos pra poder chateá-los (não só no dia do encontro, mas nos dias seguintes também).

Vou dar um exemplo (novamente porque esse blog é didático): o chato está acostumado a participar de competições de kart, até que chega um dia, depois de gastar muita grana e tempo, que ele passa a se considerar bom nisso. Então ele convida vários amigos que nunca viram um kart na vida pra participar de uma competição de kart com ele.

Daí ele vence a competição e pronto: ferrou!
Todo mundo vai ter que aguentar o chato por vários dias...
E é pra esse chato que eu dedico essa postagem!

Mas, pra finalizar:
Tem também aquele chato que escreve um blog, envia e-mail aos amigos todos os dias e pede para eles lerem e comentarem.

Esses são os piores. Que coisa mais chata!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Comemora-se hoje o Dia Mundial sem Carne

Que tal não comer carne hoje?
Por quê?

Porque hoje comemora-se o Meatless Day.

O Dia Mundial sem Carne faz parte de uma campanha lançada em 1986 para envolver tanta gente quanto possível num compromisso de rejeitar toda a comida oriunda de violência (carne bovina, suína, de aves, peixes, crustáceos, etc.).

Se você simpatiza com essa ideia, clique no link acima e saiba mais sobre ela.

Se você estiver lendo esta postagem depois de 25 de novembro, não faz mal.
Pode comemorar o dia hoje mesmo.

Se cada ser humano deixar de comer carne um dia por ano, imagine quantas vidas de animais estarão sendo poupadas.

Propagandas em defesa do meio-ambiente

Essa campanha foi feita para a World Wildlife Fund.
À medida que o papel acaba, o verde da América do Sul também vai embora, simbolizando o impacto ambiental que o uso de simples toalhas de papel é capaz de provocar, além de alertar para outros desperdícios que podem levar às mesmas consequências:



Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos:




"Veja quanto monóxido de carbono você deixará de emitir se não dirigir por um dia".

Essa é a mensagem que aparece na gigantesca nuvem preta presa ao cano de escape de um carro depois de passar o dia sendo inflada pela fumaça expelida pelo automóvel.




Nesse anúncio, as árvores foram posicionadas para parecer pulmões.

A área desmatada é um alerta, e a frase no canto diz:

"Antes que seja tarde demais".




Diesel, a fabricante italiana de roupas, colocou, no fim de janeiro, propagandas em jornais, revistas e outdoors que traziam modelos posando com roupas da marca em um mundo afetado pelo aquecimento global.
Nas fotos abaixo, você vê o Cristo Redentor coberto de água até os pés e Nova York praticamente submersa:


SAFE é uma instituição de proteção aos animais que faz várias campanhas para expor e questionar a utilização desnecessária deles em experimentos e explorações comerciais. O anúncio abaixo tem como alvo o uso dos bichos como cachecóis, botas e outros produtos de couro e assim por diante:



"Use a eletricidade com sabedoria".
Esse anúncio é da companhia de energia Eskom, da África do Sul:



Uma associação de proteção ao meio ambiente e sua agência de publicidade tiveram a idéia de colocar outdoors logo acima de buracos de esgotos para dar a idéia de que água suja é como cocô.
Eles queriam despertar o cuidado das pessoas para com o ambiente por meio de fortes impactos visuais e até aversão física:



"A moda faz mais vítimas do que você pensa". Da Agência O&M, da Índia:


Enviadas por Sérgio Ricardo Valenza em 18/11/2009.