Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 26/02/2010.
Seleção dos melhores artigos, histórias, dicas, curiosidades, piadas, áudios, imagens e vídeos filtrados da Internet durante mais de 10 anos de navegação.
Aqui você vai encontrar conteúdo de qualidade, sugestões úteis para o dia-a-dia, dicas de segurança (pessoal e na web), utilidade pública e entretenimento.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Assim nasce uma terrorista
Enviado por José Arnaldo C. Campelo em 26/02/2010.
Nunca se atrase

sábado, 27 de fevereiro de 2010
Médicos versus planos de saúde

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Conheça essa novidade: Salariômetro

Para o governador José Serra (PSDB), o site serve como orientação a trabalhadores, sindicatos e empresas, principalmente as pequenas e médias que não têm recursos para fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho.
Desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, o portal utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Além do novo portal , o governo paulista oferece também o site Emprega São Paulo, onde os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas. Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.
A maior flor do mundo
Amorphophallus titanum (Araceae), também chamada a "flor-cadáver", é muito peculiar, pois floresce apenas durante três dias a cada 40 anos.
Além de ser conhecida como a maior flor do mundo, é também a mais mal-cheirosa, exalando um forte odor que atrai insetos carniceiros (principalmente besouros), por isso tem também a fama de maior planta carnívora do mundo.
Na realidade, a maior flor do mundo é a Rafflesia arnoldii, porque a flor-cadáver não é uma flor, é uma inflorescência.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Precisamos mudar nossos hábitos alimentares

É impossível acompanhar o ritmo atual do consumo de carnes e pescado.
No topo absoluto da cadeia alimentar, os seres humanos se dão ao luxo de comer de tudo, mas a um preço elevado: a pesca massiva está levando as espécies marinhas à extinção, e a piscicultura polui a água, o solo e a atmosfera - o que precisa fazer com que mudemos de hábitos.
Alimentar a humanidade - nove bilhões de indivíduos até 2050, segundo as previsões da ONU - exigirá uma adaptação de nosso comportamento, sobretudo nos países mais ricos, que precisarão ajudar os países em desenvolvimento.
Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), publicado nesta quinta-feira, a produção mundial de carne deverá dobrar para atender à demanda mundial, chegando a 463 milhões de toneladas por ano.
Um chinês que consumia 13,7 kg de carne em 1980, por exemplo, hoje come em média 59,5 kg por ano. Nos países desenvolvidos, o consumo chega a 80 kg per capita.
"O problema é como impedir que isso aconteça. Quando a renda aumenta, o consumo de produtos lácteos e bovinos segue o mesmo caminho: não há exemplo em contrário no mundo", destacou Hervé Guyomard, diretor científico em Agricultura do Instituto Nacional de Pesquisa Agrônima da França (INRA), responsável pelo relatório Agrimonde sobre "os sistemas agrícolas e alimentares mundiais no horizonte de 2050".
Atualmente, a agricultura produz 4.600 quilocalorias por dia e por habitante, o suficiente para alimentar seis bilhões de indivíduos.
Deste total, no entanto, 800 se perdem no campo (pragas, insetos, armazenamento), 1.500 são dedicadas à alimentação dos animais - que só restituem em média 500 calorias na mesa - e 800 são desperdiçadas nos países desenvolvidos.
Por outro lado, o gado custa caro ao meio ambiente: 8% do consumo de água, 18% das emissões de gases causadores do efeito estufa (mais que os transportes) e 37% do metano (que colabora para o aquecimento do clima 21% mais que o CO2) emitido pelas atividades humanas.
E, mesmo que seja fonte essencial de proteínas, a carne bovina não é "rentável" do ponto de vista alimentar: "são necessárias três calorias vegetais para produzir uma caloria de carne de ave, sete para uma caloria de porco e nove para uma caloria bovina", explicou Guyomard.
Desta maneira, mais de um terço (37%) da produção mundial de cereais serve para alimentar o gado - 56% nos países ricos - segundo o World Ressources Institute.
Seria o caso, então, de reduzir o consumo de carne e substituí-lo pelo peixe?
Os oceanos não podem ser considerados uma despensa inesgotável, estimou Philippe Cury, diretor de pesquisas do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD).
O número de pescadores é duas a três vezes superior à capacidade de reconstituição das espécies.
No atual ritmo, a totalidade das espécies comerciais haverá desaparecido em 2050.
Artigo extraído do UOL Ciência e Saúde e indicado por Alexandre Montesino da Costa Campos
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
O que é uma Bomba Google

Atenção: é no Google Brasil, ok? www.google.com.br
Entre no google e digite : mentiroso
e depois clique no botão Pesquisar
Elefantes nunca esquecem

Dizem que os elefantes nunca esquecem os fatos que marcam suas vidas.
Se você acredita nisto (ou mesmo se não acredita), não deixe de ler o texto a seguir.
"Em 1989, Peter Davies estava de férias no Kenia depois de se graduar na Northwestern University.
Em uma caminhada pela savana ele encontrou-se com um bebê elefante que estava com uma pata levantada, já havia sido abandonado pela sua mãe e pela manada por não poder mais caminhar.
Peter se aproximou muito cuidadosamente, o pequeno elefante estava furioso e estressado.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Auxílio-reclusão, mais conhecido como auxílio-bandido

Caso um pai de familia com 5 filhos que ganha um salario minimo para sustentar sua casa...
Iria continuar trabalhando ou partiria para a vida do crime?
Voce sabe o que é o AUXÍLIO RECLUSÃO?
Enviado por Edna Rocha Soares em 22/02/2010.
Confesso a vocês que esse e-mail me deu trabalho como poucos...
Horas de pesquisa, mas aqui vai o resultado:
E-mails assim têm circulado pela Internet há mais de cinco anos e são comuns num ano eleitoral como este. Qualquer coisa vale quando se quer falar mal do governo. Mas esse comete a primeira falha ao atribuir ao governo Lula a criação do auxilio reclusão, pois o mesmo foi criado pela emenda constitucional nº 20 de 1998, portanto, muito antes do inicio do governo Lula, na vigência do governo Fernando Henrique.
Poderia perfeitamente virar chamada para o programa do Datena ou do Ratinho.
O autor do e-mail é desinformado, péssimo redator e deveria primeiro ter pesquisado antes de escrever tanta bobagem. Distorceu informações, escondeu dados essenciais e como sempre, não mostrou a fonte (no caso, existe um link para a Previdência Social, mas poucos vão acessar: dá trabalho ler e conhecer as leis, é melhor ler e acreditar).
Parece que o autor não leu na íntegra o conteúdo do link que indica; ou se leu, é muito burro e não entendeu nada!
Vamos aos fatos:
=> “o último salário-de-contribuição do segurado (vigente na data do recolhimento à prisão ou na data do afastamento do trabalho ou cessação das contribuições), tomado em seu valor mensal, deverá ser igual ou inferior ao valor de R$ 798,30. Isso significa que, apenas pessoas que recebiam até este valor vão ter direito ao benefício, o que significa que a pessoa presa tem baixa-renda, logo o benefício não é para qualquer preso.
=> “O valor do auxílio-reclusão corresponderá ao equivalente a 100% do salário-de-benefício. Na situação acima, o salário-de-benefício corresponderá à média dos 80% maiores salários-de-contribuição do período contributivo, a contar de julho de 1994.” Ou seja, ele receberá no máximo o valor de R$ 798,00, de acordo com o que contribuiu até então para a Previdência.
=> De acordo com o tópico “Perda da qualidade de segurado”: “Para ter direito aos benefícios da Previdência Social, o trabalhador precisa estar em dia com suas contribuições mensais, caso contrário, pode perder a qualidade de segurado.” Ou seja, além de ser contribuinte, a pessoa tem que estar em dia com suas contribuições.
=> O valor do benefício é destinado à família: “Dependentes: Esposo (a) / Companheiro (a); Filhos (as); Filho equiparado (menor tutelado e enteado); Pais; Irmãos (ãs).” Não é destinado ao preso, mas sim para suprir as necessidades deixadas pelo estado em que o cidadão se encontra.
=> O valor do auxílio-reclusão é "dividido igualmente entre os dependentes"; portanto, que tem um ou dez filhos terá direito a um único auxílio. Jamais ocorre a situação relatada no e-mail.
Percebam que não há nenhum absurdo nisso, pois não se trata de assistência social ao preso.
Ele só recebe o auxílio, se for segurado do INSS, ou seja, se for trabalhador e pagar em dia suas contribuições previdenciárias.
Não são os demais trabalhadores que pagam por ele.
Ele recebe porque paga o seguro social.
Se não estiver em dia com o INSS, não receberá o auxílio.
O auxílio é um seguro que se paga para se poder ter uma renda em qualquer situação de dificuldade para trabalhar: idade avançada, doença, acidente, desemprego, ou mesmo prisão (que pode ou não ser justa!)
Não se trata de uma mamata! Vagabundo não tem direito a isso.
Achar isso um absurdo, é como achar, por exemplo, que alguém que esteja preso não tem direito a receber o seguro do seu automóvel roubado ou o seguro de sua casa que se incendiou, mesmo pagando certinho as prestações desse seguro.
E principalmente porque nem todo preso é bandido.
Uns são criminosos profissionais, outros cometeram um deslize eventual, como dirigir sob efeito de álcool ou brigar com um vizinho.
É sempre bom ler bem antes de escrever um artigo desses!
É preciso responsabilidade na formação de opinião.
Principalmente porque tem gente que acredita em tudo o que vê ou lê.
Leia ainda:
Sua conta de e-mail será bloqueada
